quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Furtos e Roubos

Sabe-se que uma das regras de qualquer compêndio criminologista defende que o furto muitas vezes acontece fortuitamente, sem premeditação. A sabedoria por detrás do ditado “a ocasião faz o ladrão” é factual.

A história do furto de Mitroglou está romanceada, plena de emoção e twist´s no argumento, mas ao contrário de outros furtos célebres no futebol português tem um senão: o “ladrão” roubou menos do que queria e demais para o que precisa.

O nome Kostas Mitroglou desencadeou muita simpatia juntos dos adeptos leoninos. Mas alguma estranheza. Desde a primeira hora que foi óbvio ser incompatível ter o internacional grego como “suplente” de Slimani. Ganha demais e nesse estatuto não se valorizaria nunca ao ponto de justificar o accionar da sua cláusula (entre 6 a 7 milhões).

Pode-se dar o caso de JJ não ser à partida grande adepto das qualidades de Slimani e ter dado luz verde a uma boa venda, resguardando o grego para o seu lugar. Pode-se até ter dado a eventualidade de com os treinos e especialmente com os jogos, JJ ter mudado de opinião e o plano que envolvia Mitroglou ter ficado como opção caso chegasse uma proposta irrecusável pelo titular argelino.

O que é certo é que durante um mês, o Sporting regateou ao milhão as condições de empréstimo e durante esse tempo não chegou a tal proposta inglesa por Slimani. A partir do jogo de apresentação era óbvio que ficou tarde demais para vender o nosso avançado mais valorizado. Porquê?

1/ O apuramento para a fase de grupos da Champions termina nos últimos dias de Agosto. Qual é o clube que vai desembolsar 15 ou 16 milhões (valor especulado na imprensa que “obrigaria” o Sporting a vender Slimani...eu penso que será um pouco mais) numa fase tão tardia? Os clubes ingleses e franceses são os mais apreciadores das qualidades de Islam, mas os encaixes dos contratos televisivos já foram feitos (a grande fatia dos seus orçamentos) e por estes dias estão a terminar as grandes contratações. Passando esta janela, que terminará nesta semana, qualquer negócio será feito com menos fulgor e convínhamos que 16 milhões, mesmo para um clube médio inglês é um patamar de excepção...onde Slimani “ainda” não entrou.

2/ A cada jogo da pré-época que passou foi ficando mais difícil aceitar a venda de Slimani como “um bom negócio”. Tacticamente salta aos olhos que a equipa com o argelino faz mais, melhor e de forma mais natural. Aliás o esquema “sagrado” de JJ dos dois pontas de lança móveis na frente até já está a ser adaptado a um avançado fixo (Slimani) e um vagabundo (Montero ou Teo) que pode até funcionar (e...muitas vezes) nas costas do primeiro. Esta adaptação chama-se “rendição” ao talento do argelino e seria uma facada nos planos de Jesus fazer cair por terra todo o seu trabalho de construção com uma venda.

Ora se vender Slimani deixou de ser há algum tempo uma hipótese, Mitroglou só poderia chegar como suplente e nessa qualidade havia que fazer baixar as condições contratuais para valores que encaixassem na definição de alternativa. O que não aconteceu. No impasse (o Sporting não necessitava de desatar este quadro...apenas por prevenção) chegou o Benfica e ao que parece não negociou sobre os mesmos moldes, mas sim com um agravamento das condições. Para mim esta operação não pode ser considerada tão fabulosa como parece e explico porquê.

Depois de Vitória ter decidido manter as rotinas tácticas desenvolvidas ao longo de 6 anos e especialmente depois de vender Lima, era mais ou menos natural que fossem ao mercado adquirir um jogador semelhante, ou seja, um avançado rápido que saiba movimentar-se verticalmente no terreno, marcando mas também tendo recursos para dar a marcar. Nem Nelson Oliveira, nem Jonathan encaixam nesse plano. Então para que servirá Mitroglou, um avançado que pela sua natureza desloca-se muito menos que por exemplo Slimani ?

Poderá o novo treinador do Benfica fazer a mesma adaptação que Jesus, fazendo cair o desenho de 2 avançados para adaptar Mitroglou? Parece simples não é? Errado. Nessa situação Jonas perderia expressão, especialmente goleadora. É o que se chama não ficar pedra sobre pedra. O grego e o brasileiro serão compatíveis? Na minha opinião...não. Ou melhor serão menos do que o foram com Lima. Volto à mesma questão...não seria mais eficaz apostar as fichas num substituto que encaixe no perfil que já está trabalhado? A estrutura ao que parece não resistiu a um “furto”e para mim é óbvio que compraram mais problemas que soluções e quase que adivinho a azia de Rui Vitória ao ter de ceder ao “golpe” mediático, mais do que receber soluções aos seus problemas. Ainda para mais, saindo Gaitan, a equipa não tem um extremo que seja modelado para triangulações que é a verdadeira forma de servir Mitroglou, ao contrário do Sporting que tem Carrilho (até ver), Ruiz e Mané.

Resumindo, acerca de furtos e roubos, façam bom proveito e...desfrutem.


SL

4 comentários:

  1. Isso pode estar tudo muito bem pensado e bem escrito. No fundo, na teoria faz sentido. Na realidade este jogador pode vir a fazer um boa dupla com Jonas, ou até, noutro esquema tácito, vir a fazer muitos golos. Na maioria das vezes aquilo em que acreditamos são mais desejos do que convicções.

    ResponderEliminar
  2. Mitroglou no Sporting despertou-me, sempre, sentimentos contraditórios:
    1 - por reconhecer que será um avançado temível, num campeonato como o nosso -muito forte fisicamente e bom rematador;
    mas
    2 - sabendo-se que os clubes ingleses vivem uma situação de excelente saúde financeira, porque é que o "patrão" o quer(ia) despachar?
    porque é que nenhum outro clube inglês o procurou?
    porque é que o Olympiacos não quis sequer negociar uma cláusula de 10 M€, se Mitroglou até marcou
    17 golos na liga grega?

    Diz-se que um produto vale pela procura no mercado... bem, quanto ao Mitra, parece-me que a bota não bate com a perdigota ...
    Não gosto de me meter nas coisas dos outros clubes, excepto quando mexem com o Sporting, claro. Por mim, não é o caso presente, mas ... o carnide não terá comprado mais um caso Ola John, mas bastante mais caro, para resolver dentro de um ano?
    SL

    ResponderEliminar
  3. Atendendo ao fato que o Sporting apresenta no seu plantel avançados de qualidade certa, contratar o mitroglou para suplente do slimani na minha opinião seria um erro.
    Primeiro o jogador apenas aceitaria representar o Sporting com a clara ideia que seria uma opção valida para o seu técnico, com o passar dos jogos se não fosse titular a moral iria baixar e quando fosse preciso o mesmo, a probabilidade de mostrar serviço seria reduzida.
    Segundo o Jorge Jesus apresenta muitas vezes o mesmo critério de substituições, conforme o resultado é claro, mas muitas vezes quando o resultado é favorável, o mais frequente quando esteve afrente do rival, optava sempre por substituir um avançado, um extremo e um médio centro ( caso não houvesse lesões é obvio), pelo que com Slimani, Montero, e Teo, dois jogarão de inicio e o terceiro entrara.
    Com Mitroglou deixariam de jogar todos no mesmo jogo.
    Do meu ponto de vista houve e existe interesse de clubes ingleses no Slimani, o Sporting encontrou um possível substituto, informou os interessados que apenas vendia o argelino após a Supertaça ou mesmo das pre eliminatórias para a Champions, enquanto se aguardava tentou-se arranjar as melhor condições financeiras possíveis para o negocio com o Fulham.
    Até ao fecho de mercado garantidamente o Sporting caso veja um excelente negocio com a vendo do Slimani encontrara um substituto a altura, pese embora não acredito que o mesmo seja vendido após as boas indicações que deu ao mister Jorge Jesus.

    SL diretamente dos Açores

    ResponderEliminar