quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O Sexo dos "Anjos"

Por norma sou um defensor do futebol e não do espectáculo que se passa à sua volta. Para mim é errado que um presidente, um director desportivo ou mesmo um director de comunicação se imagine vedeta do mundo do futebol. Mas vivo em Portugal e isso quer automaticamente dizer que todos os funcionários de um clube que não entram no relvado se acham no direito de resgatar os seus 15.000 minutos de fama. E as TVs adoram isso. O paineleirismo é um must do nosso espaço mediático e muitas estações, onde não abunda nem a verba nem o engenho de produzir conteúdo mais relevante, optaram por dar ao público aquilo que quer. E o que é isso?

Horas, dias a fio de polémicas. Porque é disso que podem falar aquelas almas, de futebol entendem pouco, mas para argumentar não factos irrelevantes e especulativos não é preciso arte nem oratória e...quando não existem novas polémicas inventam-se. Quem quer ver, vê. Quem não quer. vê outra coisa...o problema é que não há espaço para tudo e horas que podiam dar atenção a coisas realmente importantes extra-futebol são passadas a discutir hipotéticas sms´s de um treinador. Sinceramente, acho que podemos perder o foco no mais importante no que diz respeito ao futebol. Ir ao estádio, viver o jogo, puxar pela equipa, discutir se o jogador x é melhor que o y...etc.

Se não pomos um travão nesta obsessão por vencer "debates" e não jogos, um dia o jogo, o espectáculo, os golos...serão temas secundários. Isto não favorece ninguém, não faz crescer e desenvolver nada, não cria memória absolutamente nenhuma...apenas enche espaço na TV, páginas de jornais e algum bate-boca nas redes sociais...espuma...apenas um redondo nada.

Eu sei que o português de muitos jogadores e treinadores não é muito eloquente, mas são eles as vedetas do jogo e são eles que sabem relatar na 1ª pessoa o que devemos destacar numa partida. Que tal dar-lhes esse espaço?

SL

2 comentários:

  1. O sr. da imagem, não me lembro o nome, mais o gordo que mamou no Sporting com o amen do Godinho Lopes têm passado o tempo na tvi a alimentar este fantasma que assombrou o começo da temporada. É tempo desses fulanos se calarem de uma vez e irem pregar para outra freguesia...

    ResponderEliminar
  2. É o famoso Bráz do MaisTabaco, como nos referimos ao programa no twitter e em alguns blogues.

    ResponderEliminar