quarta-feira, 23 de setembro de 2015

4 para 2

Duas posições no meio campo. William, Adrien, João Mário e Aquilani. 4 jogadores. Em princípio, dois irão para o banco. Mas terá mesmo de ser assim? No sistema de JJ de 2 médios, 2 alas e 2 avançados parece quase impossível que Adrien e João Mário estejam em campo juntos. Adaptar-se-á o modelo aos jogadores? Ou será inflexível?

Todos os analistas defendem que JJ será fundamentalista no modelo táctico e que dos 3 titulares da época passada, um terá de passar mais tempo no banco esta temporada. Eu compreendo que o histórico do treinador aponta esse cenário. Mas também sei que JJ não será capaz de retirar força ao 11 apenas porque prefere jogar só com 2 médios...e valha a verdade não têm sido as alas ou o ataque os sectores mais seguros e convincentes da equipa.

Não me espantaria nada se ao regresso de William se juntasse uma mudança no modelo, voltando a um esquema mais semelhante ao de Jardim e Marco Silva...com João Mário no vértice do triângulo ou mesmo num sistema híbrido com João Mário mais avançado ainda no terreno, principalmente em jogos com dificuldade mais elevada (guardando o modelo de 2 avançados para jogos onde as cautelas defensivas não fossem tão necessárias).

O "cérebro" terá sem dúvida trabalho para fazer.

SL

1 comentário:

  1. Tenho quase a certeza que vai encostar o João Mário à direita. Então com a ausência do Carrillo, é quase garantido.

    Acho um erro.

    Por mim, o Sporting continuava a jogar com dois médios (William e o João Mário, com o Adrien a entrar em todos os jogos e o Aquilani para as sobras), dois alas e dois avançados. O problema é que o Sporting só tem dois alas no plantel (Mané e Gelson) que são putos e não garantias em todos os jogos.

    Seja como for, com o regresso do William, ficaremos incomparavelmente mais fortes.


    ResponderEliminar