terça-feira, 17 de novembro de 2015

Quem tem mais a perder

Acho piada que no futebol português se gere um interesse muito maior por saber quem vai perder e o que sucederá nesse caso. É caso para dizer que procuramos incessantemente as "crises" e relevamos para segundo ou terceiro plano a alegria e a festa. É parte do nosso ADN como cultura e existem hábitos que saem claramente reforçados pela necessidade de horas de programação infindáveis do mapa dos media.

Uma vitória demora 1 hora a dissecar positivamente. Uma derrota "dá" dias de polémicas, culpados e azias. Acima de tudo, ganhar valida e mantém o status quo. Perder abre espaço à crítica, à dúvida e no último grau, à expectativa de mudança.

Os media têm-se debruçado sobre quem tem mais a perder no próximo derbie. A conclusão é fácil:

- O benfica averbaria a 3ª derrota frente ao Sporting (um acumulado de 3 derrotas em 3 jogos);
- RV é claramente o técnico com mais a provar face à sua massa adepta;
- A uma distância de 5 pontos (podendo transformar-se em 7 ou 8) do 1º, a Taça ganha importância;
- Nos jogos seguintes o benfica vai a Astana e visita o Braga (o risco de ficar a 11 pontos é real);
- Na "guerra" com JJ, mais uma derrota só sublinharia a incompetência da estrutura;

No caso do Sporting, a margem seria bastante maior, mas nenhum adepto ficará satisfeito com a derrota e eliminação. A superioridade da nossa equipa tem de ser efectiva e a Taça de Portugal é um troféu importante, onde devemos aproveitar o factor casa para colocar de fora um dos principais favoritos e, muito importante, agudizar a sua crise interna.

A minha conclusão é a mesma de todos os outros: o benfica é quem mais tem a perder, o Sporting é quem mais tem a ganhar. E penso que veremos isso mesmo dentro do campo: um Sporting atacante e um benfica mais defensivo (à procura do "modo" Atlético de Madrid). Estará Slimani, Teo e Ruiz em dia sim? Estará a defesa encarnada preparada para suster vaga após vaga do ataque leonino? Quem é que vai ser escolhido para tentar roubar o meio-campo a William, Adrien e João Mário? Sinceramente estou curioso para entender como vão encaixar as 2 equipas, acima de tudo porque me parece que ou RV cria um novo desenho com outros jogadores, ou ser-lhe-á muito difícil contrariar as forças deste Sporting.

Acima de tudo que seja um grande jogo e que ganhe o Sporting!

SL

PS - Não ter ainda esgotado o estádio...é um dado preocupante e talvez um dos dados mais dignos de reflexão que o clube pode e deve fazer. Se de facto acabar por não encher...a derrota será o dado menos relevante.

2 comentários:

  1. Para levar um acompanhante, tive que deslocar-me à bilheteira para o fazer. Nem toda a gente tem disponibilidade para tal. Estava na altura de, no novo site, ter a possibilidade de trocar de lugar para o jogo em questão.

    ResponderEliminar
  2. A conclusão é que somos poucos os que realmente sofrem com o Sporting. Das outras vezes a desculpa é o preço. E agora qual é? Mas para dizer mal está sempre tudo pronto.

    ResponderEliminar