quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Ambição e Gestão

Respeito a opinião de quem se chateia muito quando o Sporting faz gestão do plantel nas provas que não sejam a Liga. Respeito e parte das críticas feitas a JJ este ano...sobre esta matéria ate podem ter o seu quê da razoáveis. Mas, lá bem no fundo do meu coração de adepto, confesso, posso viver bem com a eliminação da Liga Europa se isso significar a canalização de todas as forças e foco na disputa pelo título. Como é óbvio não gosto que o Sporting perca nenhum jogo e nenhum apuramento deixará de me fazer bastante feliz...seja contra Portimonense, Leverkussen ou o....Cucujães.

A próxima eliminatória frente a este clube alemão é um teste de fogo ao nosso clube, mas cai numa altura decisiva da nossa Liga. Como cairão todas as outras caso nos apuremos.
Fiorentina, Tottenham, Porto, B.Dortmund, ManUtd, Sevilha, Nápoles, Valência, Liverpool, Galatasaray, Lazio, Schalke04, Marselha, são alguns dos muitos clubes ainda em prova o que faz desta edição da Liga Europa uma competição bem diferente do que chamaram noutros anos de "parente pobre da Champions"...principalmente para os clubes portugueses que convinhamos, com este tipo de adversários, tem menos hipóteses de chegar longe ou mesmo ganhar a prova. É possível, mas o esforço e desgaste de enfrentar 3 ou 4 eliminatórias deste calibre terá um preço, que descontará claramente na caminhada para a melhor posição na nossa Liga.

JJ, como qualquer jogador ou adepto leoninos deseja vencer. Ninguém mais do que ele quererá chegar longe na Liga Europa, confirmando a sua qualidade e visibilidade nos media internacionais. Mas ele sabe que cada jogo nesta competição pode significar lesões, quebras motivacionais, cansaço e até esforço financeiro dos adeptos...todos eles factores que podem e vão certamente retirar poder de fogo ao clube na prioridade assumida que é o campeonato. Friamente e porque tem de existir cálculo na gestão da nossa participação, o Leverkussen é das equipas mais fortes em prova. talvez só superado por um Nápoles ou Dortmund, talvez equivalente a um Sevilha ou um Tottenham. O Sporting e o Porto virão logo a seguir num pelotão onde incluo também a Fiorentina, o ManUtd, a Lazio e o Liverpool.
Com tantos emblemas de igual ou superior valia ao nosso na LE, os embates com estas equipas forçarão todos os níveis físicos e emocionais ao limite e o que JJ e todos os adeptos temem será sempre o desgaste que isso acumulará em cima de um quadro de jogadores que por exemplo não tem substituto à altura de possíveis lesões em jogadores como Patricio, J.Pereira, William, Adrien, J.Mário, Ruiz ou Slimani.

Para mim esta é a hora de Aquilani, Mané, Esgaio, Matheus, Teo ou Bruno Cesar, ou seja todos os jogadores que querem e precisam de conquistar minutos na época. Isso quererá dizer que o 11 em campo não é o mais forte? Sim, provavelmente sim. Mas sobrecarregar um quadro de titulares nesta altura é o melhor caminho para chegar a Maio com a sensação que algo não foi devidamente acautelado no tempo oportuno. Esse tempo é agora.

Fora tudo isso...força Sporting!

SL

3 comentários:

  1. Cucujães*, amigo javardeiro...

    Um clube aqui da minha zona. ;)

    Um forte abraço.

    ResponderEliminar
  2. Depois do exemplo de ontem ainda há quem defenda que o SCP tem de fazer da tripas coração na Europa, ? Por causa do prestígio ?

    Será que já entenderam que não vão deixar o carnide perder mais pontos até ao fim?!

    ResponderEliminar