quinta-feira, 21 de abril de 2016

Um cartão Rojo

Aqui neste blog, empresas como a Doyen sempre foram apontadas como parcerias a evitar pelos clubes. À primeira vista tudo parece excelente e se o produto a partilhar (jogador) for realmente bom as partes tendem a ser bem recompensadas (embora o papel da Doyen seja minoritário nesse mérito). O problema é quando o jogador não corresponde às expectativas. Aí o clube sai triplamente prejudicado: não vê um activo valorizado, queimou uma ida ao mercado e ainda por cima terá de ressarcir a Doyen do lucro que teria, exactamente como se estivesse a ser bem valorizado.

O problema do Sporting é que recorreu à Doyen numa altura em que não tinha dinheiro para recompensar a empresa investidora caso existisse um mau negócio e vai daí...carregaram-se contratos de alíneas que basicamente levariam quase todo o lucro de uma transferência, estabelecendo até prazos e clausulas em que o clube ou transferia o jogador ou teria de indemnizar a Doyen no valor correspondente à venda recusada. É neste ponto que a defesa do Sporting incide para tentar invalidar o contrato de Rojo. Muitos dos items do contrato que acarretam indemnização são autênticas aberrações jurídicas, com implicações desportivas graves...que invalidam qualquer margem de manobra por parte de uma das entidades que o assina. O Sporting reclama da validade dessas cláusulas (perante a lei geral que protege os cidadãos e empresas de contratos exploratórios ou "leoninos") a Doyen defende que os dirigentes do Sporting assinaram os contratos sabendo exactamente o que continham. Chegámos a uma questão que não é desportiva, mas sim civil, ou se quiserem de cidadania. Coisa que o TAS sinceramente não está moldado para apreciar.

Não sei como correrá o caso no Tribunal Federal da Suiça, não conheço o histórico da instituição a julgar casos de direito comercial ou ética contratual, mas sei que existem muitos especialistas em direito que defendem que se não hoje, um dia no futuro próximo, será dada razão a clubes ou empresas como o Sporting que denunciarem este tipo de contratos. Mas a questão agora é outra. O Sporting pagou caro o facto de ter tentado fazer jurisprudência nos tribunais e se existir recusa ao recorrer a um tribunal civil...a sentença estará muito próxima de ser final. Isso merece alguma reflexão. É certo que o adiantamento do ManUtd deu jeito, mas é quando indemnizarmos a Doyen que será feita a conta final, e tal como está agora, a penalização foi muito mais grave que um empréstimo de um banco. Repito, isso merece reflexão.

SL

12 comentários:

  1. Bom artigo mais uma vez para reflexão !
    Mas não percebo porque é que mesmo perdendo para a Doyen seria pior que um empréstimo bancario ?
    Primeiro, na situação em que o Sporting estava , quem é que no seu juízo isento emprestaria dinheiro ?
    Depois o pior que pode acontecer pagando será o mesmo que um empréstimo sem juros, ou não ?
    E os ganhos que tivemos entretanto não contabilizados:
    Pavilhão à vista, novos sócios e mais GBs com a vinda do Nani (Taça de Portugal no museu)...Onda verde em crescendo...
    Tudo isso deveria entrar para as contas. O que me faz acreditar que mesmo podendo voltar atrás, se deveria ter feito tudo da mesma forma !

    ResponderEliminar
  2. Mas em compensação, conseguimos contornar o fair play financeiro. É claro que as coisas podiam - e deviam - ter sido feitas de outra forma. Mas há que ver o lado positivo! :D

    ResponderEliminar
  3. Aparentemente "fomos derrotados"...
    Mas há "valores" a ter em conta...sabemos que "o inimigo é poderoso", mas alguém tem de "bater o pé" à ladroagem que suga quem "se vê obrigado" a aceitar as suas imposições...
    Por isso...acho que "ganhámos" alguma coisa em desmascarar esta "camarilha..."
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que o TAS tem outra opinião sobre a ladroagem. Por alguma razão penhorou a Champions de Gestão. Mas quem estiver a passar por dificuldades pode sempre experimentar ir a casa do vizinho.

      Eliminar
    2. Ó Godinho, tu por cá? Agora és anónimo? Olha que o Carlos Alexandre está quase a deitar-te a "unha"...

      Eliminar
  4. Independentemente das questões financeiras... há a questão de principio... que teria de ser avaliada...

    Obviamente o TAS vai decidir em favor da manutenção da conspurcação do futebol.. ou não fossem eles parte integrante do sistema...

    A fronteira que se vai colocar, ao clube, é se.... terá a força financeira e sustentabilidade argumentativa para recorrer aos tribunais civis e suportar a parede com que se vai deparar, nas instâncias futebolescas internacionais...

    Já percebemos que este Infantino... pode até ser mais bonitinho e ter mais charme..., mas tem, exatamente, as mesmas moscas que proliferavam na boca dos seus antecessores...

    Portugal. Scriptum.
    _Pergunto porque terão ido as instâncias reguladoras e/ou judiciais pedir a resposta, óbvia, à liga acerca das relações contratuais entre os clubes, jogadores e as, já famosas, TPO...???
    _Terá sido um alerta público para que os, que delas vivem, possam ter tempo para esconder (vulgo fazer desaparecer) as provas de tais negociatas...???
    _Veremos nos próximos dias..., semanas..., meses..., ..., grandes buscas feitas a SAD's em que nada têm de prova feita...

    ... Veremos...!!!

    SL

    ResponderEliminar
  5. A pergunta que se impõe é:
    - face ao previsível castigo de despromoção do SCP pelo caso Paulo Pereira Cristóvão, como se irá processar o alinhamento da próxima época na divisão secundária no que diz respeito à equipa B? Desce também? E como se irão encontrar os outros concorrentes tanto para a 1º como para a 2ª divisão? É mais um que desce ou sobe um a mais? Agradeço que responda quem pensa saber.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse problema não se põe, se quando da direcção de Vale e Azevedo o Benfica apresentou um certidão falsa de pagamento de impostos, para não descer de divisão e sendo esse um caso muito mais grave, não deu azo a castigo, pode ficar descansado que não vai haver alteração ao quadro da divisão de honra.

      Eliminar
    2. Ah ah ah ah...que piada. Caso não saibas ele era dirigente do clube e não da SAD e como quem compete é a Sporting SAD, teriam de provar que actuou com a conivência de alguém da nossa SAD, que caso não saibas foi quem o denunciou às autoridades.

      Eliminar
  6. Anónimo de 21 Abril de 2016

    Estás a falar de Vouchers?

    ResponderEliminar
  7. Quebram contratos e não querem pagar. Ridículos

    ResponderEliminar
  8. Ridiculo é vir para um blog de sportinguistas...dar opiniões "apardaladas"...!!

    ResponderEliminar