terça-feira, 31 de janeiro de 2017

A fechar o Mercado

Pequeno resumo do que eu (e mais ninguém) acho que pode ou poderia, suceder nas próximas horas, as últimas até ao fecho de mercado:

Guarda-redes:
Patricio não foi sondado (ainda bem) e Beto até ver resistiu a ofertas de campeonatos de fim-de-carreira. Estar lá Jug ou não é indiferente - aliás podia ser emprestado.

Defesa
Temos óptimos recursos para centrais (Coates, Semedo, Oliveira e Douglas). Talvez sejam até demais para tão poucos jogos e a sair alguém seria sempre Douglas, depois do sprint final de Oliveira...o lugar de 4º central é seu (convém não esquecer que Tobias está a perder tempo e espaço no Nacional). Infelizmente o mesmo não se pode dizer nas laterais. Com a recuperação de Schelotto, o lado direito fica um pouco mais estabilizado (na próxima época haverá mais tempo e talvez mais recursos para eleger um lateral mais competente a defender) e convém não esquecer que André Geraldes faz ambas as laterais, mas na esquerda - principalmente se Marvin sair - urge a chegada de alguém. Bruno César pode ater ser solução na maioria dos jogos caseiros, mas tanto o brasileiro como Jefferson estão muito longe das exigências do Sporting.

Meio-Campo
Com as saídas de Meli (aguarda-se também a colocação de Petrovic) e de Elias, abrem-se duas vagas. Palhinha já chegou e Francisco Geraldes cai que nem gingas na vaga do brasileiro. Sobra Gauld que não consigo entender onde irá encontrar espaço para actuar (e forçá-lo na B, é neste momento contraproducente para a valorização e crescimento do escocês). Há ainda Paulista, que fazia de todo o sentido vender ou emprestar.
Nas alas, saiu Markovic e talvez também fizesse sentido fazer regressar Campbell. Sobretudo porque o costariquenho será uma não continuação no plantel, talento tem, mas o suficiente para gastar 10 milhões e mais uns quantos de salário por época...não. Ficam B.Ruiz e Gelson e sendo que o português é intocável, o recém-eleito melhor jogador da Concacaf pode ver a sua posição ameaçada principalmente por Geraldes (que arrisco dizer ser jogador suficiente para imitar João Mário na missão de interior). Matheus é para mim uma incógnita, mas tem demasiados argumentos para ficar parado mais 6 meses. Ou sai para jogar ou fica para jogar.

Ataque
Alan pode estar de saída e Spalvis é (ainda) uma carta fora do baralho. Sobram A.Ruiz, Castaignos e Dost. O argentino está a fixar-se na posição de 10 atrás do avançado, Dost é cada vez mais o abono de família da equipa sozinho na frente. Ter Castaignos para uma eventual lesão ou castigo é na minha opinião suficiente e em caso de alguma desgraça, convém não esquecer que a equipa B tem Ronaldo Tavares e Pedro Marques, mais do que suficiente para uma eventual calamidade.

SL

2 comentários:

  1. Resumindo

    Saídas - Jug, Douglas, Marvin, Jefferson, Campbell, Castaignos e André

    Entradas - André Geraldes, Jonathan (se fosse possivel), Iuri

    ResponderEliminar
  2. Gauld e Geraldes não vão poder jogar até ao fim da época se o setubal não aceitar o fim do vinculo desportivo na liga...

    É André e não Alan no tópico ataque (?)

    ResponderEliminar