sexta-feira, 3 de março de 2017

Eu também voto

Não preciso de manifestar qual será o meu voto de amanhã. Essa intenção está por todos os conteúdos que venho publicando e basta recuar uns posts para ser entendido. 
Tenho memória e gratidão e não acho, como alguns sportinguistas perigosamente acreditam, que os últimos anos possam ser resumidos como estagnação ou retrocesso. Não ter vencido um campeonato pode ser considerado como insucesso, pode até ser visto como prova de que há muito a evoluir. Mas não pode ser “lido” como argumento para diminuir o que foi feito neste mandato. O plantel valorizou-se, os sócios aumentaram e estão mais próximos do clube, as modalidades cresceram e reforçaram-se e o património foi expandido e recuperado, fizeram-se melhores acordos comerciais e conquistaram-se melhores patrocínios. Isto não é a medida de uma estagnação ou retrocesso, é sinal de evolução e crescimento. 

Conheço muitos sportinguistas que não se revêm na presidência de BdC, sou amigo de alguns e perco horas a debater com várias visões de Sporting. Nenhum deles me consegue provar em números e factos que o mandato não merece nova validação. É claro que foram cometidos erros, não há nada perfeito em lado algum e muito menos num meio tão volátil como o desportivo. Mas muito foi feito e devemos todos lembrar-nos da dedicação extrema que este corpo directivo dedicou ao clube durante os últimos anos e das batalhas duras e arriscadas que travaram, muitas vezes com grande prejuízo pessoal, muitas vezes sendo denegridos constantemente pelos opinadores “isentos” da praça pública. Não sou ingrato e vislumbro vagamente a massa planetária de decisões que obrigaram algumas pessoas a despender uma dose massiva de horas, dias e semanas para empreender, para que pequenas conquistas fossem resgatando o clube da mediocridade que o afundava.

Posso aceitar que existam hipoteticamente pessoas mais qualificadas, mais presidenciáveis, mais ponderadas ou mais sagazes que BdC. Mas pergunto-me onde estarão e porque não se candidataram. Pergunto-me se BdC também deve ser melhor que todos esses “etéreos” figurões, ser melhor que o nosso melhor arquétipo de Comandante do clube. Pergunto-me se deve reunir as qualidades de todos os seus antecessores e não possuir os defeitos de nenhum deles. A resposta é óbvia. Queremos sempre melhor, mas raras vezes sabemos o que isso significa. É fácil dizer que algo podia ser melhor, mas é muito mais difícil fazê-lo.

E se há coisa que todos sabemos, mais ou menos fãs de BdC, é que PMR não se relaciona em nada com aquilo que o Sporting Clube de Portugal precisa. Não precisamos do regresso de visões elitistas, não precisamos de retroceder no modelo de ecletismo, não imaginamos de volta o papel de “meninos bem-educados” do desporto enquanto somos riscados do mapa de poder e ignorados nas polémicas. Não precisamos, acima de tudo, que nos revisite a velha cumplicidade entre clube e meio empresarial, com o nosso emblema a ser esventrado por negociatas que lhe sugam as verbas necessárias para continuar a crescer.

Por isto tudo e por muito mais que ficará sempre por agradecer ou entender, votarei na lista de Bruno de Carvalho. 


SL

2 comentários:

  1. Está tudo dito e nem é necessário "explicar" mais...!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Se houve coisa que esta campanha bem demonstrou, foi em quem não deveríamos votar.

    A minha única hesitação era enviava os votos na lista B pelo correio ou se votava na B presencialmente. Custou-me 11 euros o reconhecimento da assinatura, mas foi por uma enorme de boa causa, se fosse preciso pagava o dobro ou fazia 600 kms, mas o meu agradecimento teria de ficar registado nas urnas.

    ResponderEliminar