quarta-feira, 10 de maio de 2017

Até onde vai um "chega"?

Todo o circo montado quanto à possível saída de JJ do Sporting, está assente apenas num dado concreto: BdC disse "chega".
Foi o que bastou. Rapidamente os escribas de todo e qualquer pasquim retomaram as tradicionais novelas que rodeiam JJ em quase todos os finais de época.

"JJ vai para o estrangeiro", "JJ vai para o Porto", "A saída de JJ custa x milhões"...aparentemente é um guião que dá frutos e que mantém 3 grupos de adeptos ávidos de notícias (benfiquistas pelo ódio ao treinador, portistas por poder ser uma pista de qual será e se existirá já um sucessor a NES e sportinguistas pelas razões mais óbvias). Não deixa de ser impressionante o pouco que é preciso para criar uma super-novela e o tudo que os jornalistas estão dispostos, para recriarem as mais variadas situações sem que tenham sequer uma indicação concreta que suporte a narrativa da saída de JJ do Sporting.

Prefiro, nestes e em todos os casos, ser racional e pensar pela minha própria cabeça. Eis os dados "concretos" que temos em cima da mesa:

a) JJ tem mais dois anos de contrato;
b) Não chegaram propostas, nem há qualquer indício que JJ queira sair do Sporting;
c) BdC nunca afirmou outra coisa que fosse a preparação da próxima temporada com JJ;
d) Não há nenhum dado que suporte a tese que BdC quer rescindir com JJ;
e) Não há qualquer indicação clara de que JJ seja desejado pelo Porto ou que NES esteja de saída;

Como é óbvio, não haver matéria concreta e pública sobre o possível abandono de JJ do Sporting não significa que tal não venha a suceder, mas não deixa de ser engraçado que todos os jornais saibam o que se passa dentro da cabeça de BdC e JJ...e podemos concluir que nada sabem a partir do dado (esse sim evidente) que cada orgão de comunicação nos conta coisas diferentes.

Esta "história" é portanto mais uma construção, um chamariz, um "click-bait" produzido para vender jornais, aumentar audiência, gerar likes e views e podemos reagir a essa estratégia comercial, da forma que nos parecer mais inteligente. A minha será, até prova em contrário (ou a favor), a de uma absoluta tranquilidade e desconfiança. Acima de tudo, preocupa-me o futuro do plantel e quais vão ser as saídas e as contratações. Seja qual for o treinador (e BdC habituou-nos a escolhas acertadas), o que me preocupa é mesmo a matéria-prima com que vai o treinador vai trabalhar.

JJ é um bom treinador e como todos os outros terá defeitos e qualidades. Quando perde, os defeitos são ampliados, quando ganha, são as qualidades que se destacam. Saber quando deve o Sporting marcar o tal fim de ciclo, depende e muito da ponderação entre os proveitos obtidos pela qualidade e o prejuízo que advém dos seus defeitos. Avaliar tudo pelo fracasso espetacular da equipa num jogo é a medida mais absurda de gestão desportiva.

O que vimos no Domingo à tarde não é culpa exclusiva das tácticas de JJ, nem das contratações (que convém salientar que foram avalizadas pela direcção), nem tão pouco da personalidade egocêntrica deste treinador ou da inimizade que gera nos jogadores. A hecatombe do último jogo vai mais fundo, num dos grandes problemas do futebol do Sporting - a falta de compromisso, a falta de entendimento de muitos jogadores que ignoram o grau de exigência do clube e dos seus adeptos, mesmo quando não há objectivos, mesmo quando o adversário parece e é frágil.

Isso sim merece um "chega". Audível e fundo. Definitivo.

E foi esta mensagem que os media não quiseram ou não conseguiram entender...entretidos que estão em celebrar em êxtase, mais um título do Benfica. Voluntários até à exaustão em exibir todo um rol de adversários a ruir à volta de um Benfica imperial. Convém que pelo menos nós Sportinguistas não nos enganemos. Nem tudo se resume ao rolar de cabeças ou a polémicas de poder e resultados. Às vezes há algo mais importante em cima da mesa: a atitude, o compromisso, a exigência.

SL

10 comentários:

  1. Nem mais.
    Continuamos a acreditar em tudo o que a CS diz. Erro!
    Continuamos a atacar-nos por tudo e por nada. Erro!
    Vamos do 8 ao 80 em menos de nada. Erro!

    Na proxima epoca acabam-se os erros e vamos segurar o titulo que nos tem sido roubado há anos e anos.

    ResponderEliminar
  2. E, mais uma vez, somos nós a criar a situação, pois como já se aqui escreveu, não podíamos esperar outra coisa da comunicação social.

    A incompetência do scp e desta direcção a nível de comunicação é inacreditável. 4 anos a dar tiros nos pés, salvo raras excepções.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que neste momento já nem precisam de posições oficiais do clube para inventarem o que querem. Portanto é quase irrelevante medir o grau de responsabilidade próprio. As polémicas surgirão sempre.

      Eliminar
  3. Eu sou portista mas leio com atenção este e mais alguns blogs do SCP que julgo interessantes, como o Mister do Café ou o Artista do dia. E sim, é uma grande verdade que um dos grandes trunfos do clube do regime é a Comunicação social, principalmente os pasquins A Bola e o Record. Se em relação a conselhos de arbitragens e toda a corja da FPF subserviente ao SLB como adeptos pouco podemos fazer já em relação ao que consumimos tudo podemos fazer, isto é não comprar nem aceder ás paginas desses jornais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto a isso só há uma solução. Os adeptos de porto e sporting deixarem de comprar esses jornais. Enquanto não o fizerem, os coelhos não saem da toca.

      Eliminar
    2. E eu sou Sportinguista e leio com atenção alguns blogues do FCP. E sim é verdade que os lampiões tem uma comunicação social muito favorável, tal e qual o FCP em que o Jogo, JN, DN, TSF e RTP não passam de extensões do departamento de comunicação do clube do Apito Dourado, em que até Pinto da Costa se habituou a encomendar noticias Tavares Teles o "jornalista" de "o Jogo".

      Acho piada (modo de dizer) estes portistas que tudo ou quase tudo que ganharam foi graças á fruta para dormir, venham para um blogue Sportinguista tentar fazer o que a direcção do FCP fez com algumas direcções do nosso clube; ou seja subjugar-nos aos seus interesses e objectivos. Devem pensar que todos nós andamos a comer gelados com a testa... mas não.

      João Tavares

      Eliminar
  4. Caro javardeiro estou de acordo com muito do que escreveu, mas não vamos servir de "anjinhos" dos "esquemas" de JJ. É que estas "noticias" como outras acerca de interesse de contratação de jogadores começaram a ser recorrentes e em tudo semelhantes desde há 8 anos atrás, ou seja, desde a 1ª época em que JJ esteve ao serviço dos lampiões até aos dias de hoje. O que dá para perceber facilmente que a fonte de origem de todas elas é a mesma desde então.
    Todas os finais de época as noticias do interesses por parte do Porto ou de um clube estrangeiro em JJ é recorrente e o único que quem tem ganho alguma coisa com essas "noticias por encomenda" é sempre JJ; pois sempre conseguiu aumentar os seus vencimentos e/ou duração de contrato, mesmo quando perdeu tudo o que podia perder em uma semana, ou quando por exemplo na época passada sem nada justificar viu novamente o seu já de si gordo salário... engordar mais um bom bocado.

    Já quanto aos jogadores e sem ter agora tempo para melhor exemplificar; deixo aqui um desafio a todos os leitores; vão analisar as muitas noticias sobre o interesse em contratação de jogadores por parte dos lampiões e respectivos desmentidos por parte da sua direcção que saíram nas duas últimas épocas em que JJ esteve por lá e depois vão constatar que quase todos eles passaram aparecer na comunicação social ligados ao interesse do Sporting de JJ e alguns acabaram mesmo por ser contratados, tais como Alan Ruiz, Campbell ou Coates.

    Não sejamos "anjinhos"

    João Tavares

    ResponderEliminar
  5. Estou de acordo.
    E acho que a massa adepta sportinguista se deixa levar demasiado pelas emoções imediatas.
    A imprensa massacra-nos, a direcção expõe-se demasiado na forma como comunica, e os adeptos, esses, partem sempre do pressuposto que a pior hipótese é a verdadeira e tentam defender-se mais com o estômago que com a cabeça.

    escrevi sobre isso, mais ou menos, convido-te a leres:

    http://ocalcanhardoxandao.blogspot.pt/2017/05/tanto-alarido-por-causa-do-belenenses.html

    ResponderEliminar