domingo, 14 de maio de 2017

O problema não somos nós

Vejo nas redes sociais vários movimentos para realizar uma acção de protesto dos adeptos pelas mais recentes exibições da equipa de futebol. Acho que qualquer sportinguista desejaria nesta altura juntar toda a equipa de futebol, JJ e BdC e despejar-lhes em cima toda a frustração de mais um ano sem nada ganhar, pior, com a sensação de termos falhado onde não podíamos falhar, em jogos proibidos de perder pontos em fases proibidas da época.

A prestação europeia foi fraca, a valorização de jogadores só se verificou com 2 atletas: Dost e Gelson Martis, a antipatia com JJ cresceu vertiginosamente, BdC perdeu mais base de apoio. A única coisa que cresceu mesmo foi o número de espectadores em Alvalade. Este é resumo de má época. Iremos ficar a poucos pontos do 4º lugar, quando nos posicionámos como candidatos e isso...diz quase tudo. Mas estará nas mãos dos adeptos fazer qualquer coisa que mude este panorama? Será por falta de mais notas de desagrado?

Não. Os adeptos não escolhem plantéis, não desenham orçamentos, não treinam tácticas, nem colocam objectivos para a temporada. Nós, apesar de essenciais a um clube e a um espectáculo de futebol, não iluminamos treinadores descrentes, não motivamos atletas desmotivados, não pacificamos equipas à beira da revolta. Infelizmente "esse" futebol já faz parte do passado. Hoje em dia são os orçamentos, a ambição e sagacidade dos técnicos e arte de gestão das SAD´s que conseguem marcar a diferença entre uma boa ou má época.

Não ir a Alvalade na próxima jornada, ou ir e não apoiar, vai resultar em pouco mais do que um sublinhar do nosso descontentamento e perturbação. Nós que claramente temos sido o lado mais estável, brioso e estóico desta equação. Que vá quem quer, que apoie quem tiver essa energia. Mais do que encontrar uma forma criativa de expressar a nossa incapacidade de tolerar mais egos e primadonices...o que era mesmo útil era quem de direito dar passos pró-activos para que muito do que correu mal durante todos estes anos, não nos leve a mais do mesmo na próxima temporada.

E pelo que vi das declarações de JJ no final da partida, o que podemos esperar é mesmo mais do mesmo. Desculpas, dificuldades, contrariedades, adversidades, todo um muro gigante de "coisas" que JJ prevê que podem correr mal. Taça das Confederações, Pré-eliminatória da Champions, início da Liga...a "motivação" do nosso treinador já está a todo o vapor e as lições desta última campanha na Europa valeram zero. Se a direcção do Sporting quiser apostar mais um ano em JJ, pelo amor da santa, contratem alguém capaz de lhe explicar que ser o líder de uma equipa significa que és o primeiro a acreditar no seu potencial e na sua capacidade de ultrapassar os maiores obstáculos.

Contratem já agora alguém capaz de explicar aos jogadores e a JJ que TODOS os jogos são importantes e a questão não é o quanto o Sporting precisa da vitória, mas sim porque raio havemos de nos satisfazer com menos do que ganhar.
BdC falou já muito de exigência. Eu penso que no próximo ano a palavra de ordem é outra: Compromisso. Vejo pouco disso no plantel, vejo zero disso dos jogadores para com JJ e ainda menos de JJ para alguns dos jovens mais talentosos que já formámos.

Se nada se alterar, se os métodos, discurso e mercado de JJ for o mesmo. Iremos obter os mesmos resultados...ou piores, pois o balão da imagem de vencedor do treinador há muito que se esvaziou ao ver "cepos de banco" a dar-lhe aulas de táctica e coxos a darem baile a Campeões Europeus.
Se és tão bom como são os teus últimos resultados, ficará bem, ao muito bem remunerado treinador do Sporting, assumir alguma humildade em vez de disparar as culpas para cima de quem quer que tenha sido o seu escolhido para provar que faria melhor com outro tipo de jogadores.

Por isso e mesmo em resumo de tudo, se encontrarem alguma forma de nós, como adeptos, conseguirmos esvaziar um pouco o ego de JJ, ao mesmo tempo que o fazemos compreender o caos que semeou na confiança dos jogadores...é só dizerem...contem comigo!

SL

14 comentários:

  1. E contem comigo também. Subscrevo em absoluto o "post". E sou dos que não acreditam que com J.J. algo será diferente. Infelizmente.

    ResponderEliminar
  2. Pois eu não podia estar mais em descordo,

    Se o problema fosse o JJ ou BC... isso seria óptimo. Tirávamos ambos e punhamos lá outros que nos garantissem vitórias.

    Andamos à 30 e poucos anos a apanhar bonés!

    Somos nós sócios que temos de mudar muitas atitudes!

    Temos de deixar de ser meninos e bacanos.

    Temos de ser mais espertos e ardilosos... porque by the book... vamos ser sempre comidos de cebolada!

    Ponto!!!

    E se os outros não admitem faltas nem penalties ... nem cartões amarelos ou muito menos vermelhos. Estão nos temos de fazer o mesmo!!!

    Somos uns meninos do coro.


    E agora vem aí os vídeos árbitros... e vamos ser continuamente enrrab&&)0s .... wait and see!

    ResponderEliminar
  3. Eu senti-me envergonhado enquanto sportinguista quando vi o estádio todo a aplaudir o Adrien dias depois de o mesmo, capitão de equipa, ter ido para o jornal O Jogo dizer que se queria ir embora. Gosto muito do Adrien em campo mas por mim encostava às boxes ali mesmo. Foi um pouco aí que se começou a perder o campeonato.

    ResponderEliminar
  4. Estou triste e o dia de ontem foi frustrante.Mas sei como é dificil ser sportinguista e viver num país vermelho em que a vitória do Benfica “ajuda a economia”.Temos o governo(viram ontem a alegria de Costa e Centeno?),APAF,CD,FPF,jornais e televisão,GNR,PJ,PSP e Ministério Público todos a fazerem o que podem para “ajudar” o país.
    Então escolhemos o clube errado?Se fossemos do clube do sistema tínhamos alegrias todos os dias não é verdade?
    Não me lixem!
    Há negócios e promiscuidade,há interesses protegidos e nada se investiga a fundo.Os processos são abertos e arquivados de seguida.
    há cursos para jovens árbitros,
    há delegados e observadores escolhidos a dedo em jogos decisivos,
    há observadores que atribuem notas fabulosas a más arbitragens,e “arrumam” com árbitros “hostis”.
    há TV do clube(único caso na europa)que transmite os jogos e omite imagens que possam por em causa determinadas arbitragens "amigas",e repetem até a exaustão erros que os prejudiquem.
    há a ausência do 5º amarelo para jogador que passa dezenas de jornadas com 4,
    há as grandes penalidades e vermelhos não assinalados,durante toda a época,
    há o interesse nos jogadores do próximo adversário,
    há clubes que aceitam jogar os seus jogos,em casa e a eliminar,em outros estádios
    há as paletes de jogadores para emprestar pelos clubes amigos,
    há adversários que elogiam o presidente encarnado(é um senhor!)e equipes que jogam o jogo pelo jogo sem autocarros.”
    há 30 milhões pagos em comissões para de forma “transparente” promover jogos da mala, vouchers,observadores,jogadores "balas para canhão" e outros "serviços de intermediação",
    há 50 bilhetes para o presidente da APAF,
    há castigos da CD no timing certo para os rivais,
    há arbitragens "certeiras” para os rivais em jogos a eliminar,
    há árbitros em cursos da APAF que festejam golos sofridos pelo Sporting sem qualquer pudor ou vergonha,
    há árbitros a chegarem a internacionais apitando meia dúzia de jogos e sem nunca terem apitado um grande.
    há almoços a borla para árbitros e familiares na Catedral da Cerveja,
    há publicidade na TV à Liga dos Campeões entre outros clubes que não o SCP mas que gozam com o presidente,treinador e diretor do SCP.
    há reportagem sobre o cancro que utilizam os Sportinguistas no estádio de Alvalade como imagem(deplorável e enojante).
    há notícias difamatórias nos jornais colocadas cirurgicamente sobre o SCP.
    há cartilhas de ódio e mentiras sem qualquer suporte ou investigação,que as televisões e jornais não rejeitam contrariando a sua própria ética profissional,
    há castigos para clubes que entoam cânticos aos lampiões enquanto saem impunes os imitadores de very-lights,
    há droga encontrada em viatura do clube na posse de um diretor e que só é divulgado após a demissão do mesmo,
    há claques ilegais protegidas pelo presidente do clube,
    há inspetores e ex-inspetores da PJ(Antonio Correia de Oliveira,Duarte Oliveira Martins, José Vasconcellos e Sousa,Sérgio Pinto,Luis Coelho Ribeiro,Luis Óscar Morais,Rui Gomes Girão,José Coelho da Costa,Vitor,Gonçalo Amaral,Miguel Albuquerque Lemos...)na comissão de honra da candidatura de um presidente,
    há Rui Pereira,membro do Conselho Superior do Ministério Público e colaborador da BTV e CMTV,
    há selecionadores das formações que convocam o dobro de jogadores do penúltimo colocado facilitando assim a ascenção com internacionalizações para determinados "craques de 15 milhões por cabeça",
    E temos o Camarote Leonino e o A norte de Alvalade a fazerem a mesma campanha odiosa dos lampiões com o desgaste diário da imagem do nosso presidente,provavelmente para que os interesses croquetes regressem à Alvalade!
    Basta ir a internet e encontramos esta informação...
    Há tanto para voltarmos a nossa raiva mas é mais fácil JJ e BC...
    Agora com sinceridade,acham que basta ter um bom treinador e jogarmos bem para sermos campeões?!?!?
    Eu apoiarei sempre o Sporting,seja no futebol ou nas modalidades que também são o nosso ADN!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...és cá um otário...! Quando a massa de adeptos assobia o hino da champions, está tudo dito...mas alguém pode gostar de vocês???

      Eliminar
    2. A cartilha bruneca. E depois só no último mês o Porto não passou o Benfica duas ou três vezes por manifesta incompetência. Como a época do Sporting.

      Eliminar
  5. O problema nisto tudo não estará certamente nos adeptos em si, mas na própria estrutura do Sporting. Há quanto tempo andamos a seco de campeonatos? Precisamos deles como pão para a boca e andamos aqui a brincar aos treinadores e jogadores, a fingi que temos profissões merecedoras de ganhar o que ganham. Quando não tiverem humildade para honra a merda do salário que ganham (mais do que o clube, futebol não é só amor ao clube e gajos como Carrillo e Bruma provam isso), meus amigos, a porta está aberta. Querem excelência quando nem sequer conseguem cumprir as metas dos contratos. JJ a meu ver teria os calcanhares bem apertados para o ano, já sabemos o que acontece quando se muda vezes a mais de treinador.

    ResponderEliminar
  6. Vejo dois egos gigantescos que se tornaram um problema no Sporting. As escolhas do Jesus correram mal este ano, mas não me esqueço do que foi o Bruno de Carvalho como "general manager". Temos um plantel com entulho com fartura fruto dos últimos 4 anos. E agora, vem aí o "cheque e vassoura" parte 2?

    ResponderEliminar
  7. eu acerca desse Sr nao digo mais nada que veem logo ai a carneirada do sr Presidente achincalhar-me e rasgar-me de cima abaixo
    JJ so ganou nos indios pois teve colinho. Treinador banal

    ResponderEliminar
  8. Portanto a tua teoria é, os adeptos ficarem felizes e contentes com tudo isto, e não manifestaremo seu desagrado?!

    ResponderEliminar
  9. mas porque razão temos de gramar com estas birras e egos de Jesus? Porque razao temos de mudar isso no homem? e a questão mais importante voces acham que apos estes anos todos ele vai mudar alguma coisa?

    Pelo amor de Deus! Obvio que não, se se já se viu o que vale e o que lá temos é correr com ele custe o que custar, porque os jogadores já não nos podem dizer mais do que já disseram em campo!

    ResponderEliminar
  10. O ano passado lutámos para o título até ao último jogo. Só não ganhámos por que não tínhamos a Estrutura que outros foram construindo ao longo dos anos. JJ pode ter um grande ego, mas é o melhor treinador a treinar em Portugal, por isso vale a pena manter o treinador e ganhar o próximo Campeonato. É lógico que a lampionagem aposta tudo, e tudo fará para JJ e o Sporting, não terem êxito. E é normal que os sportinguistas não estejam contentes com estes últimos jogos, mas não ir a Alvalade no próximo e último jogo não vai ajudar em nada, pois muitos jogadores vão sair, todos já têm os salário pagos, esta forma de "luta" não os vai beliscar, só prejudica o clube em termos de média de assistências, o que é importante em tudo, até a nível de patrocinadores. Por tudo isto, apesar de triste vou lá estar em silêncio, mas vou lá estar.

    ResponderEliminar