segunda-feira, 29 de maio de 2017

Quatro à Segunda



Andebol 

A relativa facilidade com que o Sporting venceu a Taça Challenge em andebol exibe aos olhos até do adepto menos informado neste desporto, que esta equipa estava preparada para outro patamar competitivo. Ainda assim é bom acumular mais um troféu europeu, sabendo que dentro de poucos dias chegará o verdadeiro momento para o qual este plantel foi idealizado. Poder ser campeão nacional, quando muita gente já desacreditava dessa possibilidade bem cedo na época, será mais do que um desejo…é uma missão. A hora é de agrupar, encher o pavilhão de Odivelas e não ceder no momento de conquistar a glória.

Formação

Esta equipa de júniores foi elogiada o ano inteiro. Justamente. A distância que exibe particularmente com as equipas do mesmo escalão dos grandes rivais, põe uma enorme pedra sobre o anátema da “crise na formação do Sporting”. Destacar alguns jogadores seria uma injustiça neste momento de celebração e tempo haverá para o fazer na altura de encaminhamento quer para a equipa B, quer para clubes do 1º escalão, quiça até o arranque da pré-temporada com a 1ª equipa (que irá perder muitos jogadores em compromisso das selecções). Parabéns a Tiago Fernandes e restante equipa técnica.

Transferências

Jonathan Silva e Teo são ambos activos do Sporting, actuam na Argentina e ao que parece vão ter destinos diferentes. O primeiro está de regresso e embora o tempo de empréstimo no Boca não tenha nota muito positiva (especialmente nos tempos mais recentes) é evidente que estamos perante um atleta com potencial e bem trabalhado mentalmente…pode ser um bom recurso, canalizando mais verbas para a contratação de um lateral, seu concorrente, de outro estatuto. 
Já Teo é uma certeza. Não cabe. E não é que não tenha argumentos para convencer qualquer treinador da sua utilidade, o problema é mesmo entender e querer jogar futebol e entregar-se ao colectivo. Mais um ano de empréstimo será a solução mais do agrado de todos, mas se a China bater à porta…(o Rosário também joga com isso).

Vídeo-árbitro

Os “velhos da Luz” bem tentam desacreditar este suporte tecnológico (apenas mais uma forma de pressão labrega e inútil) mas a cada jogo fica evidente a vantagem da sua utilização. Nada nasce perfeito e muito será melhorado nas próximas épocas, mas é um sentimento de dever cumprido aquele que muitos adeptos e responsáveis do Sporting sentem nesta altura, pois por esta inovação se bateram - muitas vezes perante o gozo e a displicência dos “sábios” da bola. Pela minha parte entendo que este é apenas um começo e que muito mais haverá por fazer, mas sobre isso falaremos outro dia, agora é tempo de destacar o primeiro passo.


Saudações Leoninas 

9 comentários:

  1. Eu tenho quase a certeza que, sem o video-árbitro, teria sido marcado pelo menos uma grande penalidade ontem. A verdade é que no caso de dúvida, marca-se mão a favor do Benfica, foi assim a época toda. Já quanto é o Benfica a meter a mão (luz na primeira volta), aí tem sempre o benefício da dúvida.

    Aqueles 2 lances ontem são de interpretação, certo. Qualquer um deles podia ser passível de ser assinalado sem que caísse o carmo e a trindade, mas a realidade é que o melhor (digo eu), julgamento foi o do vídeo-árbitro, que considerou ambos os lances involuntários.

    Antevejo um campeonato mais justo para o ano, sem com isso pensar que o video-arbitro irá resolver todos os problemas, facilmente se desvirtua um jogo com os amarelos e nisso o video-arbitro não poderá ajudar.

    ResponderEliminar
  2. Ontem, não foi necessário chegar aos cartões vermelhos. Mas a cama estava feita, para o caso do guarda redes não conseguir dar dois frangos. O primeiro não se fala... o segundo, a bola "só" passa mesmo ao lado da mão. Mas isto também sou eu que sou má língua tenho lentes verdes fundo de garrafão.

    Preferia Teo a Jonathan ... ou seja ... acho que nem um nem ouro tem lugar em equipas que se querem campeãs.

    Os miudos... são bons e tem entre outros, um Demiral que vai ser se não lhe acontecer nada estupido, um dos melhores jogadores da equipa A muito em breve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O turco tem muito caminho, mas é dos que menos me dá duvidas que vai chegar à primeira equipa...e ficar por lá.

      Eliminar
  3. Javardeiro,

    Sobre crises na formação.
    Desde que Alcochete começou a ser a nossa "fábrica" (15 épocas completam-se no próximo mês), para lá dos inúmeros craques que estiveram na origem de grandes conquistas, entre as quais o Campeonato da Europa de 2016, é também de referir que lideramos em títulos nos 3 escalões de formação neste período de 15 anos:

    Juniores:
    SCP - 7 títulos
    FCP - 4
    SLB - 2
    Braga e Boavista - 1

    Juvenis:
    SCP - 5 títulos
    FCP e SLB - 4 cada
    Guimarães - 1
    Por atribuir o título 16/17.

    Iniciados:
    SCP - 6 títulos
    SLB - 5
    FCP - 3
    Por atribuir o título 16/17.

    TOTAL:
    SCP - 18 títulos
    FCP e SLB - 11 cada
    Outros - 3

    Esta época estamos ainda bem encaminhados para vencer o título de Juvenis e na luta pelo titulo de Iniciados, o que nos pode levar a reforçar esta liderança dos últimos anos.

    Mesmo com o desinvestimento na formação nos tempos de Godinho Lopes, é bom ver que rapidamente retomámos o caminho certo.

    SL

    ResponderEliminar
  4. ahaha olha a ginastica eheheh
    era so descer o timao da youthleague e ficarias a 20 pontos. aquela youthleague que conheces mas deves ter vergonha.. ehehehhe
    para veres a importância do campeonato de juniores. mas é isso fika com o nacional juniores a que nos fikamos com a liga NOS e com a youthleague


    Nunca Acabem pleaseee

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só uma ligeira nota...vocês perderam a final da YL. Nós ganhamos o campeonato de juniores. Portanto...é fazer as contas.

      Eliminar
  5. o Javardas a comparar cagalh******* com Marmelos. Eehehhe, o costume

    ResponderEliminar