segunda-feira, 3 de julho de 2017

Adrien e William. Uma história de saídas.

São dois dos melhores jogadores que o Sporting produziu nesta década e habituamo-nos tanto à sua inevitável transferência que muitas vezes nos esquecemos do que fizeram e fazem ao serviço do Sporting. Não serei hipócrita ao ponto de dizer que são indispensáveis. Pelo valor certo, todos os atletas podem ser tranferidos e estes dois óptimos jogadores não fogem a essa regra. E para quem lê este blog, não será surpresa se voltar a escrever que estão, os dois, provavelmente na hora perfeita para uma despedida.

Mas não nos enganemos. Não será fácil encontrar dois jogadores tão bem adaptados ao clube, às ideias de JJ, com a quantidade de talento que têm. No caso de serem vendidos (penso mesmo que o serão) as chuteiras que deixam vazias serão difíceis de re-ocupar e só um grande trabalho de scouting garantirá que não andemos a lamentar a sua ausência na próxima época...tal como lamentámos bastante a saída de João Mário (e não nos lembrámos tanto de Slimani porque o substituto foi devidamente encontrado em Dost).

E qual o valor certo para ambos? Costuma-se dizer que o valor certo é aquele que os clube estão dispostos a dar. Sinceramente não acho que esta seja uma boa medida para aceitar ou recusar uma proposta. Há comparações e valias próprias a respeitar, há ligações e laços afectivos a valorizar. Adrien e William não são só mais dois jogadores no mercado, são dois atletas com um passado dentro do clube e na Selecção bastante valioso, dois jogadores que não sendo perfeitos são sinónimo de regularidade exibicional. Dão garantias.

Adrien, a meu ver, aos 28 anos e como capitão estará um pouco menos valorizado, mas ainda assim a fasquia dos 30 milhões é obrigatória. Acima de tudo é um jogador com 6 épocas de grande rotação, enorme estabilidade e habituado a uma responsabilidade enorme. Quem levar este jogador sabe que está a fazer uma operação de risco reduzido e isso também tem muito valor na hora de discutir os milhões. William tem mais "mercado", com 25 anos (e até mais experiência como internacional) ocupa uma posição chave no terreno e embora tenha um estilo de jogo mais paciente e regrado é um garante táctico e muito valioso para clubes que valorizem a posse de bola. 35 milhões é para mim a bitola mínima, mas sinceramente acredito que possa mesmo chegar aos 40, especialmente depois dos seus últimos jogos na Rússia.

70 milhões mínimo pelos dois seria um cenário aceitável. Desde logo garantiria as verbas necessárias para cobrir todo o investimento já realizado e a escalada natural da massa salarial, tal como João Mário e Slimani o fizeram na temporada passada. Mas, e há sempre um mas, para que falemos de sucesso nestas operações, às saídas devem equivaler entradas que permitam não diminuir a capacidade do plantel. Alienar os bons jogadores pode ser trágico se o equilíbrio for de alguma forma quebrado e a lição da época que findou foi mesmo essa. Por melhores que tenham sido as intenções, o Sporting de 16/17 não foi tão eficiente como o de 15/16 e na mudança de jogadores alguma coisa se deve ter perdido, embora não tenha sido essa a única razão.

Veremos o que sucede nos próximos dias. Os jogadores foram dispensados da Selecção e já se encontra aberta a nova época (até nas operações financeiras das SAD's) e há todas as razões para acreditar que desta vez o "mercado" vai mesmo chamar por William e Adrien. Confio na capacidade negocial de quem chefia o Sporting e não espero surpresas negativas a este respeito, mas desejo acima de tudo que se encontrem clubes com estatuto adequado e que façam o nome do Sporting estar associado a grandes jogadores, que conseguem ainda evoluir mais e melhor, depois de sairem do clube.

A este propósito, lamento profundamente que um jogador com a qualidade de Ruben Neves, esteja encaminhado para a 2ª divisão inglesa, para um clube que ficou em 15º lugar na temporada passada. Os milhões do Mendes e as necessidades de vender não deviam criar "exilados" em jogadores tão jovens e sobretudo tão talentosos. Más notícias para o futebol, mas quem se preocupa realmente com isso? Veremos a FPF ou algum seleccionador abordar este assunto?

Saudações Leoninas

1 comentário:

  1. nao concordo contigo Javardeiro num ponto, não será o scouting que nos irá fazer ter sucesso depois da saída destas 2as pérolas da nossa formação, mas sim o aproveitamento dos putos que saem de lá. Sem essa aposta não havia William e Adrien para ninguém, tal como não serão contratações de 5 milhoes de euros que nos levarão para outro patamar. Os jogadores com mais potencial que existem no mercado a preços que podemos pagar são os nossos. Nunca na vida poderíamos ter comprado um jogador como o Gelson a outro clube.

    O responsável será o Jesus por limar o Palhinha, o Xico, o Gauld, o Podence, o Iuri e até o Dala de forma a serem os nossos próximos Adriens (destes não se compram por menos de 20 milhões)

    ResponderEliminar