quarta-feira, 15 de novembro de 2017

A podridão

Os últimos factos trazidos a público sobre as manobras de bastidores do Benfica adensam o argumento da Operação Emails ao nível não de comportamentos pontuais, mas sim de modus operandi válidos desde há muitas épocas atrás até ao dia de hoje.

Não querer observar esta ilação, além do apadrinhamento tácito por parte de altos quadros na FPF, Liga e Governo é não querer entender que este Benfica é um verdadeiro crime em modo repeat. E não querendo ler este quadro é pactuar com a imensa podridão instalada. Não posso deixar de ver toda esta passividade como um prenúncio de ruína do futebol português. Porquê?

Simplesmente porque ao não punir os infratores, estamos a validar a sua ação e mais...estamos a validar os seus expedientes. Se nada for efectivamente punido com exemplar severidade, tudo será repetido e tudo se instalará como procedimentos normais. O crime será admitido como processo, será considerado opção. Morrem as leis e nascem as seitas, acaba a justiça e a igualdade e começa o reinado dos criminosos. O Brasil ainda hoje tenta sair desse estado de sítio e convém olhar para a força dos grandes emblemas brasileiros nos anos 60, 70 e 80...e o que são agora.

A longo prazo até os clubes que dominam o sistema acabam a definhar com o descrédito das competições, mas isso nada inibe personagens como Vieira, o que lhe preocupará o futuro, podendo tirar todas as vantagens que o "manto protector" lhe dá agora? E esse é o verdadeiro problema do futebol português: os infiltrados que o usam para tirar proveitos secundários, criando danos que demorarão décadas a reparar. Alguém nos dias de hoje porá as mãos no fogo por algum resultado, algum árbitro, algum dirigente ou instituição no nosso futebol? E de quem é a culpa? Dos adeptos? Do desporto em abstracto? Da relva ou das camisolas?

SL

6 comentários:

  1. Javardeiro, há tanto mas tanto indício de que isto se vem passando há vários anos. Pouco a pouco colocando peões como num jogos de xadrez.

    Desde os árbitros em fast track, as cortesias, as mordomias a tudo desde políticos, jornalistas, etc, os delegados da Liga, observadores, notícias ou ausência delas à conveniência, grooming de dirigentes, chantagem a altos cargos, putas, SMSs, .... por isso vai ser tão difícil desmontar esta geringonça.

    Mas lá chegaremos se continuarmos a denunciar estas situações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vocês vão continuar a denunciar situações que não têm nada de mal, porque querem arranjar desculpas para os vossos falhanços.
      Mas como todos os perdedores que não aceitam a sua condição de perdedores e a olhar cheios de inveja para o vizinho que vos é melhor em tudo, vão continuar a perder. Temos pena!
      Este ano vão acabar atrás do Braga e do Porto.

      Eliminar
    2. Inveja "Benfiquista"...?
      Eu teria vergonha de ser sportinguista, se acaso conclui-se que o meu Clube se comportava como o seu...
      "Abra os olhos...e deixe de comer gelados com a testa..."

      Eliminar
  2. Não, é o DDT. E acho que ele tem razão. Como isto está, se o Sporting conseguir ir à Liga Europa, vou comemorar como se fosse Campeão Europeu! Manda quem pode!..

    ResponderEliminar
  3. javardeiro (que raio de nick, eheh):

    subscrevo as suas palavras, uma a uma.

    Há muito que venho alertando em blogues sportinguistas para o MODUS OPERANDI (exactamente isto) do Polvo Vermelho. Não é só o seu "presidente" que teve ligações a actos criminosos organizados, não é só o motorista/confidente de LFV e director do slb que foi apanhado a traficar cocaína na porta 18 do estádio, é também o próprio clube e adeptos (a maioria) que operam e pensam em modos de crime organizado.

    O slv (Polvo Vermelho) não é já um clube. É antes um foco de interesses politico-comerciais ilegais, um foco de crime organizado (lavagem de dinheiro na America do Sul, vouchers/prostitutas/favores para os arbitros, casos atrás de casos de doping dos seus atletas como muito bem recordou o Porto Canal há dias, assassínio de adeptos de outros clubes).

    Se a Justiça não for feita - despromoção do slb para a 2a Divisão B, prisão dos que estão envolvidos na corrupção - então Portugal JAMAIS evoluirá e jamais sairá do caminho da desigualdade e da corrupção generalizada (ou alguém pensa que Socrates estava sozinho no que fazia).

    ResponderEliminar