sexta-feira, 2 de março de 2018

Disciplina

Sem querer fazer qualquer juízo de valor ou moralismos e bem distante do editorial de Octávio Ribeiro sobre a "educação" de jogadores do Sporting, acho ainda assim, que o facto de em duas jornadas consecutivas termos tidos casos de jogadores (Coates em Tondela e Gelson em Alvalade) que retirando a camisola colocaram a sua utilização na partida seguinte em risco (Gelson factualmente) carece de uma observação disciplinar, não de forma retroactiva, mas sim olhando para a estupidez de isto poder voltar a repetir-se num futuro próximo.

Não conheço o regulamento disciplinar do Departamento de Futebol Profissional do Sporting, mas acho que talvez mereça alvo de nova reflexão, agravamento de multas e sua comunicação aos jogadores, muito especificamente no capítulo de infrações disciplinares (não enquadráveis em situações colectivas de jogo) que levem a uma suspensão por parte da Liga ou FPF. Mais do que dar lições de moral é preciso lidar com os jogadores como se lida com qualquer profissional de qualquer área - definindo regras - explicando a sua lógica - fazendo-las cumprir "dura lex".

Comprendo o gesto de Gelson, acho-o até aceitável. Tanto como evidente um castigo interno. Gelson é um homem e um profissional e sabia (deveria saber) que fez uma opção e como tal...tem de haver consequências. Agora, isso é um assunto interno, que deve ser tratado por quem de direito e de forma absolutamente privada. Tal como deve ter sido.

SL


1 comentário:

  1. Nem mais...
    "São assuntos nossos..."

    E os "outro...que fiquem lá com os seus palpites..."

    Espero também que o plantel "tenha aprendido a lição..."

    SL

    ResponderEliminar