terça-feira, 6 de março de 2018

Responsabilidade

A recente mensagem de condolências do Benfica à Fiorentina, a propósito da morte do seu atleta David Astoria, provocou-me além de náuseas, uma súbita revolta que terei todo o gosto em partilhar com todos os que lerem este post.

1- Em parte alguma vi, li ou ouvi uma mensagem semelhante (nem sequer através dos 135 cartilheiros a soldo desse clube) aquando a morte de Marco Ficcini e faria até mais sentido que esta tivesse tido lugar;

2- Agora que é mais do que óbvio que o clube pagou, usando esquemas entre escritórios de advogados, a defesa do assassino de Marco Ficcini (além de outros criminosos que em part-time dão uma perninha nas claques encarnadas), esta mensagem de pesar é ainda mais hipócrita; 

3- Não se mais alguém reflectiu num pormenor importante: ao tornar-se parte interessada e direi responsável, pelo que os seus adeptos fazem (que outra justificação haveria para pagar as elevadas despesas das suas defesas em tribunal?) o Benfica devia também assumir o ónus da compensação às vítimas. Tal como um pai ou um dono de um animal também se torna automaticamente responsável pelos danos a terceiros provocados pela um filho ou pelo Bobby tresloucado, o Benfica escolheu, de facto, assumir a “paternidade” sobre os crimes praticados.

4- A saída da prisão do assassino que tirou a vida, intencionalmente e premeditadamente, a Marco Ficcini é uma vergonha do tamanho da falta de escrúpulos de quem dirige o Benfica. A “culpa” não é do Benfica obviamente, mas sim de um sistema judicial que protege quem tem a sorte de poder pagar dezenas de milhares de euros a bons advogados. Aguardar pelo julgamento em liberdade não é uma condição que seja plausível para a dimensão do crime cometido. Há abundantes provas da gravidade do tipo de crime e contundentes dificuldades do réu a escapar de uma pena gravíssima. A hipótese de fuga ou probabilidade de ocorrência de novos crimes obrigaria sempre a outro tipo de decisão que não a libertação.

5- Todo o sistema judicial e policial está posto em causa, e olhando as últimas notícias sobre a detenção de Paulo Gonçalves, especialmente as razões porque foi preso, só posso temer pelo que este cancro chamado Benfica possa provocar no maior pilar da nossa democracia, a nossa Justiça. Isto passou há muito, as coisas “da bola”. E isso sim faz-me temer o pior pelo nosso país.

6- À família de Marco Ficcini e todas as outras a quem os adeptos do Benfica tenham causado algum dano (e defendidos pelo clube em tribunal)…aconselho vivamente a interporem um pedido de indemnização ao clube encarnado. Vão existir amplas provas de como o emblema da Luz pode ser considerado parte interessada e responsável. Mas ao fazê-lo, escolham bem o tribunal, pois nos tempos que correm até os juízes, funcionários judiciais, advogados de acusação ou responsáveis do MP podem estar na folha de pagamentos ou na lista de pedidos para receber bilhetes do Benfica. 

SL


1 comentário:

  1. slb (sport lisboa e bandidos)...
    Nem valerá a pena dizer mais nada...

    "eEtá-lhes no ADN"...

    SL

    ResponderEliminar